Indicadores de satisfação de usuários atendidos pelo serviço pré-hospitalar móvel de urgência: revisão integrativa

Nursing (Ed. bras., Impr.); 20 (225), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

identificar os indicadores de satisfação dos usuários atendidos pelo serviço pré-hospitalar móvel de urgência.

Método:

trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada em janeiro e fevereiro de 2016, em quatorze bases de dados, através dos descritores:satisfação do paciente; assistência pré-hospitalar e avaliação em saúde. Para seleção dos artigos, foram estabelecidos os seguintes critérios de inclusão: artigos disponíveis em texto completo, sem restrição de idioma, publicados entre 2008 a julho/2015; excluíram-se os artigos repetidos em mais de uma base de dados.

Resultados:

selecionaram-se doze estudos, nos quais foram identificados doze indicadores: conforto na ambulância; estado de conservação da ambulância; tempo de resposta; acesso ao serviço; acolhimento; humanização; orientações sobre o atendimento; relacionamento entre profissional e usuário; segurança demonstrada pelo profissional; privacidade do usuário; transporte para o serviço adequado e resolutividade do atendimento.

Conclusões:

O estabelecimento dos indicadores de avaliação da satisfação dos usuários atendidos pelo serviço pré-hospitalar móvel de urgência permitirá a construção de instrumentos para avaliar esse tipo de serviço.