Relação entre fração de ejeção cardíaca e pressão arterial em pacientes coronariopatas

Rev Rene (Online); 18 (5), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

analisar a existência de relação entre fração de ejeção cardíaca durante a internação com valores da pressão arterial obtidos antes e durante a internação em pacientes hospitalizados por doença coronariana.

Métodos:

estudo correlacional, com 303 pacientes coronariopatas. Os dados sociodemográficos foram obtidos por meio de entrevista e os parâmetros clínicos consultados no prontuário.

Resultados:

dos participantes com pressão arterial sistólica baixa, 54,0% possuíam fração de ejeção cardíaca diminuída, evidenciando-se associação (p<0,001). A pressão sistólica durante a hospitalização não esteve associada à fração de ejeção cardíaca (p=0,060). Durante a internação, a pressão arterial diastólica e a fração de ejeção cardíaca mostraram associação estatística significativa (p<0,001) diretamente proporcional no sexo feminino.

Conclusão:

pressão arterial sistólica inferior a 120mmHg está associada à fração de ejeção cardíaca reduzida em coronariopatas. Houve relação entre aumento da pressão arterial diastólica e elevação da fração de ejeção do ventrículo esquerdo em mulheres com doença coronariana