Histórias sobre álcool em comunidade quilombola: metodologia participativa de criação-validação de quadrinhos por adolescentes
Historias sobre alcohol en comunidad quilombola: metodología participativa de creación-validación de historietas por adolescentes
Stories about alcohol drinking in a quilombola community: participatory methodology for creating-validating a comic book by adolescents

Texto & contexto enferm; 26 (4), 2017
Publication year: 2017

RESUMO Objetivo:

descrever a metodologia de participação de adolescentes no processo de criação-validação de uma história em quadrinhos que retrata a experimentação do álcool e analisar as experiências e vivências desses adolescentes que foram incorporadas às histórias em quadrinhos.

Método:

pesquisa participante, implementada entre 2015 e 2016, com a dinâmica de criatividade-sensibilidade "Almanaque" do método criativo-sensível, em dois grupos de adolescentes (G1 e G2), totalizando 17 participantes, entre 10 e 17 anos de idade. Todos residentes numa comunidade quilombola ao norte do Estado do Espírito Santo, Brasil. O G1 participou da criação da história em quadrinhos com o diagnóstico e a produção do seu conteúdo. O G2 validou o conteúdo vivencial e experiencial da história.

Resultados:

a infogeografia da comunidade e as informações socioculturais contribuíram para a criação do cenário e dos personagens; a narrativa de meninos (cinco) e meninas (cinco) forneceu o roteiro do storyboard transformado pelo designer contratado em "Uma história possível". Na validação, meninos (dois) e meninas (cinco) criaram identidade cultural com o enredo da história, pois o álcool integra-se ao cotidiano de vida da comunidade, estimulando a experimentação entre os adolescentes.

Conclusão:

a metodologia de criação-validação da história em quadrinhos, sobre o álcool estimulou a criticidade, tanto de quem a criou como de quem a validou.

RESUMEN Objetivo:

describir la metodología de participación de adolescentes en el proceso de creación-validación de una historieta que retrata la experimentación del alcohol y analizar las experiencias y vivencias de esos adolescentes que fueron incorporadas a las historietas.

Método:

investigación participante implementada entre 2015 y 2016, con la dinámica de creatividad-sensibilidad "Almanaque" del método creativo-sensible, en dos grupos de adolescentes (G1 y G2), totalizando 17 participantes, entre 10 y 17 años de edad. Todos los residentes en una comunidad quilombola al norte del Estado del Espíritu Santo, Brazil. El G1 participó en la creación de la historieta con el diagnóstico y la producción de su contenido. El G2 validó el contenido vivencial y experiencial de la historia.

Resultados:

la info-geografía de la comunidad y las informaciones socioculturales contribuyeron a la creación del escenario y de los personajes; la narrativa de varones (cinco) y las mujeres (cinco) proporcionó el guion de la historia transformado por el diseñador contratado en "Una historia posible". En la validación, varones (dos) y mujeres (cinco) crearon identidad cultural con el enredo de la historia, pues el alcohol se integra al cotidiano de vida de la comunidad, estimulando la experimentación entre los adolescentes.

Conclusión:

la metodología de creación-validación del cómic, sobre el alcohol estimuló la criticidad, tanto de quien la creó y de la que la validó.

ABSTRACT Objective:

describe the participatory methodology of adolescents in the creation-validation process of a comic book that addresses alcohol experimentation, and analyze the experiences of these adolescents that were portrayed in the comic book.

Method:

participatory, applied between 2015 and 2016, using the dynamics of creativity and sensitivity for comic books, of the creative sensitive method, in two groups of adolescents (G1 and G2), totaling 17 participants, aged from 10 to 17 years, all of them living in a Quilombola community in the north region of the state of Espírito Santo, Brazil. G1 participated in the creation of the comic book with content definition and production. G2 validated the experiential content of the comic book.

Results:

community info-geography and sociocultural information contributed to the creation of the scenery and characters; the narrative of boys (five) and girls (five) provided the storyboard script which a contracted designer changed into "A possible story." In the validation, boys (two) and girls (five) created the cultural identity with the plot, since alcohol is part of the everyday life of the community, stimulating experimentation among adolescents.

Conclusion:

the creation-validation methodology of a comic book about alcohol experimentation stimulated a critical thinking of adolescents who created and validated it.