Análise dos fatores de risco para eventos hemorrágicos em pacientes anticoagulados
Analysis of risk factors for bleeding events in anticoagulated patients

REME rev. min. enferm; 22 (), 2018
Publication year: 2018

OBJETIVO:

analisar os fatores de risco relacionados à ocorrência de eventos hemorrágicos em pacientes anticoagulados.

MÉTODO:

trata-se de estudo de coorte retrospectivo, a partir de análise documental. Foram investigados 867 prontuários de pacientes internados em 2011 e 2012, encontrandose amostra de 79 pacientes que fizeram uso de heparina sódica em infusão contínua. Para quantificar a probabilidade do evento hemorrágico a partir dos diferentes fatores de risco, foram realizados tratamentos estatísticos não paramétricos e medidas de associação.

RESULTADOS:

foi evidenciada taxa de 21,52% (n=17) eventos hemorrágicos. Dos 17 pacientes com eventos hemorrágicos, 94,11% apresentaram um ou mais fatores de risco, com prevalência para: tempo de tromboplastina parcial ativada superior a 100 segundos (88,24%); idade maior que 60 anos (70,59%) e hipertensão arterial 64,71%. Pacientes com tempo de tromboplastina parcial ativada elevada apresentaram risco 9,29 vezes maior para eventos hemorrágicos (p=0,0008).

CONCLUSÕES:

entre os seis fatores de risco analisados, cinco tiveram associação positiva com sangramento. Os cuidados de enfermagem fundamentados na identificação dos fatores de risco previnem eventos hemorrágicos, aumentando a segurança na utilização de anticoagulantes com consequente melhora da qualidade da assistência de enfermagem.(AU)