A utilização do lúdico como estratégia de inovação no ensino da enfermagem
Uso de lo ludico como estrategia de innovación en la enseñanza de la enfermería
The use of ludic activities as innovation in nursing teaching

Rev. enferm. Cent.-Oeste Min; 7 (), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

compartilhar a experiência desenvolvida através de uma gincana teórica como estratégia de avaliação no processo ensino aprendizagem.

Método:

Os acadêmicos foram divididos em grupos, onde desenvolveram atividades previamente estabelecidas no início do semestre. No último dia de aula, os grupos apresentaram suas produções e participaram ativamente da gincana, com perguntas referentes aos conteúdos trabalhados e brincadeiras interativas.

Resultados:

Constatou-se a importância do lúdico no desenvolvimento e avaliação dos conteúdos, uma vez que possibilitou aos estudantes a participação ativa na construção do conhecimento, através do aprofundamento dos conteúdos, da reflexão e interação com os colegas da equipe.

Conclusão:

Considera-se relevante a utilização do lúdico como ferramenta didática no processo ensino aprendizagem, possibilitando ao estudante o protagonismo na construção do seu conhecimento.

Objective:

to share the experience developed through a theoretical gymkhana as an evaluation strategy in the learning teaching process.

Method:

The students were divided into groups, where they developed activities previously established at the beginningof the semester. On the last class, the groups presented their productions and participated actively in the gymkhana, withquestions related to the content worked and interactive games.

Results:

The importance of the playful element in the developmentand evaluation of the contents was evident, because it enabled active participation of the students in the construction of knowledge, through the deepening of contents, reflection and interaction with the team mates.

Conclusion:

The use of ludic strategies is confirmed as a relevant didactic tool in the learning teaching process, allowing protagonism to students in the construction of their own knowledge.

Objetivo:

compartir la experiencia desarrollada a través de un concurso teórico como una estrategia de evaluación en el procesode aprendizaje.

Método:

Los alumnos se dividieron en grupos, donde desarrollaron actividades previamente establecidas al iniciodel semestre. En el último día de clase, los grupos presentaron sus producciones y participaron activamente en el concurso, conpreguntas relacionadas con los contenidos trabajados y juegos interactivos.

Resultados:

Se destacó la importancia del juego en eldesarrollo y la evaluación de los contenidos, ya que permitió a los estudiantes a participar activamente en la construcción delconocimiento, mediante la profundización de los contenidos, la reflexión y la interacción con los compañeros de equipo.

Conclusión:

Se considera relevante el uso del juego como herramienta de enseñanza en el proceso de aprendizaje, lo que permiteque el alumno sea protagonista en la construcción de su proprio conocimiento.