A escola na perspectiva de adolescentes da Geração Z
The school from the perspective of adolescents of the Generation Z
Rev. eletrônica enferm; 19 (), 2017
Publication year: 2017
Objetivou-se analisar o sentido da escola para estudantes da Geração Z de uma escola de Ensino Médio de uma capital do norte brasileiro. Estudo qualitativo do qual participaram 57 adolescentes. A coleta de dados ocorreu por meio de grupos focais e analisados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática.
Os resultados evidenciaram dois núcleos temáticos:
Escola, espaço para aprender e preparar para o futuro e, Impasses e em passos, construindo novas perspectivas sobre a escola. Os adolescentes compreendem a escola como espaço de construção da aprendizagem, porém consideram o ambiente virtual também como espaço de construir conhecimento. Esse estudo oferece contribuições para repensar a educação direcionada à geração digital, no sentido de incorporar ao ensino novas linguagens e inovações, além de orientar a definição de planos e linhas de cuidado e atenção à saúde que considerem as novas relações entre os adolescentes e a tecnologia.
The objective was to analyze the school meaning for students part of the Generation Z from a High School of a capital city in the north region of Brazil. We conducted a qualitative study with 57 participating adolescents. We collected data through focus groups, and we analyzed it using content analysis, thematic modality.