Promoção do consumo de frutas e verduras em adolescentes: relato de experiência

Rev. enferm. UFPE on line; 8 (1), 2014
Publication year: 2014

Objetivo:

relatar a experiência no enfoque da educação nutricional para adolescentes, voltada à promoção do consumo de frutas e verduras.

Método:

estudo descritivo, tipo relato de experiência, vivenciado em 2012, com 24 adolescentes de uma escola pública municipal de Montes Claros, MG/Sudeste do Brasil.

As atividades ocorreram em duas fases:

a primeira consistiu no diagnóstico nutricional e a segunda na realização das atividades de intervenção nutricional. Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, Processo nº 0292.

Resultados:

a análise antropométrica evidenciou prevalência de 8,3% de sobrepeso e 12,5% de obesidade entre os adolescentes. Constatou-se que a maioria dos adolescentes consumia uma vez por semana frutas (41,7%) e verduras (45,8%). Em relação ao comportamento alimentar houve prevalência no estágio em pré-contemplação, para consumo de frutas 58,3% e verduras 37,5%.

Conclusão:

as atividades de intervenção realizadas podem ser promissoras para a mudança do hábito alimentar dos adolescentes e promover a saúde. Sugere-se o aprimoramento de futuras intervenções, direcionando a continuidade desta investigação.(AU)