O aprazamento de medicamentos pautado na segurança do paciente: um alerta para prática de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 8 (1), 2014
Publication year: 2014

Objetivo:

descrever as práticas de aprazamento de medicações realizadas pela enfermagem em uma clínica cirúrgica; relacionar as possíveis interações medicamentosas oriundas do aprazamento das medicações e discutir os fatores que possam implicar na segurança do paciente oriundos da prescrição medicamentosa.

Método:

estudo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa, realizado com fonte de dados secundários, em um recorte temporal de 30 dias, com os prontuários da Clínica Cirúrgica de um hospital Municipal do Município de Rio das Ostras/RJ/Brasil, sendo analisada apenas uma prescrição medicamentosa por paciente, com base em formulário estruturado. Para a análise dos dados será empregada a técnica de análise de categoria. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE 18111813.5.0000.5243.

Resultados esperados:

espera-se encontrar prescrições medicamentosas devidamente aprazadas pelo enfermeiro, obedecendo aos horários estabelecidos, com a segurança de se evitar as interações e livres de ilegibilidade da escrita, falta de dados dos pacientes, rasuras e abreviações nas medicações.(AU)