Intervenções educativas sobre atendimento hospitalar inicial ao politraumatizado

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (1), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

comparar o efeito de duas metodologias de intervenções educativas, sobre o atendimento hospitalar inicial ao politraumatizado, na adesão às atividades e no conhecimento teórico de profissionais de Enfermagem.

Método:

estudo quantitativo, comparativo e descritivo com técnicos e auxiliares de Enfermagem que participaram de treinamentos teórico-práticos desenvolvidos a partir das seguintes metodologias: treinamento coletivo (TC) e treinamento por equipe de trabalho (TET). Aplicou-se um questionário para avaliar o conhecimento teórico dos profissionais após cada treinamento, comparando-se os resultados. Considerou-se como estatisticamente significativo p-valor <0,05.

Resultados:

participaram do TC 27 (73%) profissionais e do TET 32 (86,5%). Na avaliação global, a média de acertos dos profissionais, ao participarem do TET (24,2), foi estatisticamente maior (p-valor: 0,01) que aquela apresentada quando da participação no TC (17,2).

Conclusão:

o TET possibilitou melhor adesão dos profissionais e promoveu efeito mais positivo em relação ao conhecimento teórico sobre a temática abordada.(AU)