Curso on-line sobre suporte avançado de vida em parada cardiorrespiratória: inovação para educação permanente

Rev Rene (Online); 19 (), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

construir e validar curso on-line para enfermeiros sobre suporte avançado de vida na parada cardiorrespiratória em adultos.

Métodos:

pesquisa metodológica, de produção tecnológica, fundamentada no Design Instrucional Contextualizado, seguindo as fases de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, norteada pelos pressupostos da Andragogia e Teoria da Aprendizagem Significativa.

Resultados:

curso estruturado em nove unidades de aprendizagem, incluindo jogos digitais, simulações virtuais e casos clínicos. Foi disponibilizado no ambiente virtual Moodle® e avaliado por 16 enfermeiros especialistas, obtendo índices de alta e boa qualidade em 15 (75,0%) critérios referentes ao conteúdo, à interatividade, navegação, ergonomia e estética.

Conclusão:

a avaliação positiva de especialistas credencia o curso on-line sobre suporte avançado de vida na parada cardiorrespiratória em adultos como recurso válido, capaz de integrar tecnologias e estratégias educacionais inovadoras a enfermeiros para atendimento na reanimação cardiopulmonar. (AU)