Rev Rene (Online); 19 (), 2018
Publication year: 2018
Objetivo:
analisar as evidências científicas acerca da frequência de checagem de itens da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica em hospitais brasileiros. Métodos:
revisão integrativa. Utilizaram-se as bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, Índice Bibliotecário Español de Ciencias de La Salud, Base de Dados em Enfermagem, Centro Nacional de Informação de Ciências Médicas de Cuba, Cochrane Library e Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature. A busca ocorreu em janeiro de 2018, combinando-se os descritores: segurança do paciente, centros cirúrgicos, salas cirúrgicas, procedimentos cirúrgicos operatórios e checklist. Resultados:
apesar da grande variação da frequência de checagem dos itens, a maioria apresentou baixa aferição, com média menor que 80,0%. Melhor verificação foi observada na primeira etapa do instrumento. Conclusão:
a frequência de checagem mostrou-se insatisfatória, evidenciando necessidade de melhorias, alicerçadas na cultura de segurança do paciente cirúrgico. (AU)