O cotidiano da pessoa à espera do transplante renal
The everyday of people waiting for kidney transplantation
Rev Rene (Online); 17 (2), 2016
Publication year: 2016
Objetivo compreender o cotidiano da pessoa na vivência da lista de espera para o transplante renal. Métodos pesquisa qualitativa, embasada na fenomenologia Heideggeriana. Participaram 14 depoentes em hemodiálise e cadastrados na lista de espera para o transplante renal.
Entrevista fenomenológica com questão norteadora:
Como é a vivência na espera do transplante renal? Análise pela técnica de marcação de cores demarcando falas que apresentam similaridade, destas emergiram as estruturas essenciais que possibilitaram as unidades de significado. Resultados mudança dos hábitos de vida, imposição de uma rotina e rigidez do tratamento sinalizando tensão cotidiana e esgotamento do ser-hemodialítico. Emergindo os modos da tagarelice, curiosidade e burocracia, desvelando-se inautêntico e impessoal no que tange o cuidado de si. Conclusão dependência da hemodiálise e aguardar o transplante renal transferem ao cuidado para a família/profissionais de saúde. Compreender o cotidiano marcado por imposições e restrições, a reflexão sobre o modo de interação profissional-de-saúde/ser-cuidado torna-se importante.
Objective to understand the everyday of people experiencing the waiting list for kidney transplantation. Methods this is a qualitative research, based on Heideggerian phenomenology. 14 deponents participated in hemodialysis and registered on the waiting list for kidney transplantation.