Maria José de Oliveira: trajetória de vida e contribuições para a construção da identidade profissional da enfermeira na Bahia

Hist. enferm., Rev. eletronica; 9 (1), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

Descrever aspectos biográficos de Maria José de Oliveira, analisar sua trajetória de vida e assinalar suas contribuições para o desenvolvimento da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

Métodos:

Trata-se de pesquisa descritiva, realizada por meio da análise da história oral de vida relatada pela própria biografada, no período de março a abril de 2015, e de fontes primárias pertencentes ao Núcleo de Memória da Escola de Enfermagem.

Resultados:

A trajetória de vida de Maria José de Oliveira revelou uma mulher com formação prof ssional ética, que lutou pela valorização da imagem da enfermeira e da Escola de Enfermagem da Bahia. Como diretora contribuiu para a integração docente assistencial e conquista da independência administrativo-financeira da escola. Destacou-se como primeira egressa a presidir a ABEn-seção Ba e a coordenar a residência da Escola de Enfermagem, representando a nova geração de enfermeiras baianas de nível superior.

Conclusão:

Seu comprometimento profissional e luta em prol da enfermagem levam à compreensão da conformação da Escola de Enfermagem, em seus aspectos político-pedagógicos e ideológicos, bem como à afirmação da enfermeira na Bahia