Programa universitário por um dia: conhecendo a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
One day university program: getting to know the Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

REME rev. min. enferm; 22 (), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

relatar uma experiência de visita monitorada de alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade de Ribeirão Preto e região, por meio da participação no Programa Universitário por um dia.

Método:

estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo, no período de abril de 2016 a junho de 2017.

Resultados:

totalizaram 545 alunos na visita monitorada, o que propiciou a aproximação dos candidatos com os veteranos, egressos e profissionais da EERP, elucidando informações referentes às formas de ingresso no ensino superior, aos cursos existentes, aos programas de apoio à permanência e formação estudantil, como também à carreira profissional. Quanto à dinâmica desenvolvida, foi relatada mais satisfação em relação às atividades em laboratórios de ensino, que envolveram prática de habilidades com simuladores de baixa fidelidade. Os alunos referiram que a visita colaborou principalmente para a compreensão das funções do profissional enfermeiro e dos campos de atuação profissional, o que poderá contribuir positivamente na escolha pela profissão, consciente e assertivamente.

Conclusão:

a estratégia de visita monitorada se configurou em ação inovadora que favoreceu a integração social e possibilitou o aprendizado científico. Contudo, torna-se premente a manutenção e ampliação de oportunidades e incentivos advindos das universidades públicas que motivem o ingresso e a permanência no ensino superior, de maneira contínua e diligente. Destarte, as atividades de cultura e extensão universitária propiciarão ações afirmativas para que se possa alcançar a transformação e a sustentabilidade da sociedade.(AU)