Epidemia Zika vírus: influência da religião/espiritualidade em gestantes e puérpera

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (2), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

conhecer a concepção de profissionais da saúde, líderes religiosos, gestantes e puérpera acerca da influência da religião/espiritualidade perante a epidemia Zika vírus.

Método:

estudo qualitativo, fundamentado no Materialismo Histórico Dialético (MHD). A coleta de material empírico foi feita por meio de entrevistas realizadas com 19 participantes que, a partir da transcrição dos fragmentos de fala, foi feita a depreensão dos temas principais, agrupados em blocos de significação que originaram as categorias empíricas, analisadas pela Técnica de Análise de Discurso.

Resultados:

os profissionais enfatizaram o atendimento alopático, gestantes e puérpera apresentam comportamentos vulneráveis à epidemia Zika vírus e a atuação espiritual do líder religioso está limitada aos dogmas da religião.

Conclusão:

a concepção dos profissionais da saúde é tecnicista e não reconhecem a influência da religião/espiritualidade no contexto da epidemia Zika vírus. Gestantes e puérpera enfatizam a influência da religião/espiritualidade em suas vidas, reforçada pelos depoimentos dos líderes religiosos, o que leva à conclusão que a religião/espiritualidade tem demonstrado oferecer meios que auxiliam o enfrentamento da condição patológica, como na epidemia Zika vírus, e pode complementar a atuação tecnicista apresentada pelos profissionais da saúde. (AU)