Condições socioeconômicas da gestação de bebês prematuros

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (2), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar as condições socioeconômicas da gestação de bebês prematuros.

Método:

estudo quantitativo, descritivo, transversal, desenvolvido com 109 mães de bebês prematuros que pariram em uma maternidade pública. A coleta de dados se deu no puerpério imediato por meio de instrumento com as variáveis socioeconômicas. Os dados foram analisados pelo programa Statistica 10 utilizando frequência simples e apresentados em tabela.

Resultados:

mostraram gravidez nos extremos de idade, com 16,51% na faixa etária da adolescência e 7,34% com mais de 35 anos; ensino fundamental incompleto em 22,02% e com parceiro fixo em 85,32%. Além disso, observam-se famílias constituídas com mais de três filhos, baixa renda familiar e que residem em imóveis alugados com apenas dois a três cômodos.

Conclusão:

as gestações dos bebês prematuros estão ocorrendo em condições socioeconômicas desfavoráveis à saúde materno-infantil, pois se observa a carência de estrutura financeira e de moradia digna. Com isso, tem-se, como implicação prática, a necessidade de provocar as políticas públicas voltadas ao planejamento reprodutivo. (AU)