Perfil dos pacientes e dos incidentes em unidade de clínica cirúrgica

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (2), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

caracterizar o perfil dos pacientes e dos incidentes em unidade de clínica cirúrgica.

Método:

estudo quantitativo, transversal descritivo, em que os dados foram coletados em prontuários impressos por meio do instrumento de classificação internacional para a segurança do paciente da Organização Mundial da Saúde e, para a análise dos dados, empregou-se estatística descritiva.

Resultados:

participaram do estudo 34 pacientes, a maioria homens (64,7%), provenientes do domicílio (44,1%), com mediana de idade de 55,5 anos e mediana de tempo de internação na clínica cirúrgica de 8,5 dias. No período de estudo, não houve óbitos na unidade. Foram registrados 2.396 incidentes com os pacientes estudados, relacionados à medicação/fluídos endovenosos, documentação, procedimentos/processo clínico, administração clínica e nutrição.

Conclusão:

houve predominância de pacientes do sexo masculino e, quanto aos incidentes, sobressaíram-se os relacionados à medicação/fluídos endovenosos. Reitera-se a importância da educação permanente com os profissionais para que seja evitada a subnotificação e para reduzir os incidentes. (AU)