Assistência à mulher para a humanização do parto e nascimento

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (2), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar a assistência à mulher para a humanização do parto e nascimento.

Método:

estudo qualitativo, tipo análise reflexiva, originado na iniciação científica do curso de graduação em enfermagem, mediante as seguintes etapas: busca nas bases de dados; leitura do material selecionado; movimento da práxis analítica da temática; e formulação do material escrito.

Resultados:

a humanização constitui uma parte integrante para a qualidade da assistência dos indicadores obstétricos, que busca a autonomia da mulher, o seu direito a um parto respeitoso e abolição das intervenções desnecessárias no processo de nascimento.

Conclusão:

apesar de inúmeros esforços para a implantação da Humanização, ainda constitui uma grande causa a ser mobilizada no país, pois há inúmeras práticas promovidas na atenção ao parto e nascimento, principalmente a episiotomia e a manobra de Kristeller. Desse modo, o estudo contribui para como está sendo realizada a assistência com as mulheres, focalizando os princípios da humanização. Assim, faz-se necessários estudos com o propósito de compreender o processo de implantação da humanização.(AU)