A saúde do ser humano na perspectiva ecossistêmica

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (2), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

refletir acerca do conceito de saúde do ser humano na perspectiva ecossistêmica.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, de reflexão teórico-filosófica acerca da saúde em analogia com autores que discutem o pensamento ecossistêmico, o ser humano e sua saúde. Buscaram-se referências sobre o conceito saúde do ser humano à luz dos princípios ecossistêmicos, especificamente, verificando a sua aplicabilidade no seu cotidiano.

Resultados:

evidenciou-se que a saúde do ser humano necessita ser compreendida em seus múltiplos aspectos. Dessa forma, a saúde, em sua totalidade, não é redutível a qualquer uma de suas dimensões, seja biológica, psicológica, social, espiritual, individual ou coletiva.

Conclusão:

ressalta-se que a saúde do ser humano não é apenas a ausência de doença e, sim, a busca incessante do equilíbrio das necessidades humanas ancorada no conjunto das relações dos elementos que constituem o ecossistema no qual se vive, trabalha e se desenvolve. Essa não é apenas uma estreita afinidade entre ambos, mas o próprio ser humano é parte integrante do ecossistema com o qual se inter-relaciona e provoca mudanças juntamente com os demais elementos constituintes dessa realidade.(AU)