Transtorno mental comum em cuidadores de crianças

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (3), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

investigar a ocorrência de Transtorno Mental Comum em cuidadores de crianças.

Método:

estudo quantitativo, descritivo, com amostra não probabilística e intencional. Foi utilizado o instrumento Self Reporting Questionaire (SRQ-20) para coleta de dados. A análise de dados foi realizada por estatística descritiva simples.

Resultados:

o estudo evidenciou a presença de TMC nos cuidadores com uma prevalência total de 93,1%; e os cuidadores revelaram um perfil de sujeitos que são acometidos predominantemente por quadros de Humor depressivo/ansioso e, em menor escala, por Pensamentos Depressivos.

Conclusão:

os resultados da pesquisa evidenciaram que existe elevada taxa de ocorrência de TMC em cuidadores de crianças submetidas ao tratamento quimioterápico. Desse modo, tendo em vista que o ato de cuidar, comumente, vem associado à presença de sobrecarga, renúncia e outros sentimentos que podem afetar a qualidade de vida dos cuidadores, é necessário inserir subsídios para o desenvolvimento de uma rede de suporte direcionada a ações de prevenção, reabilitação e tratamento que venham a otimizar a saúde física e mental de familiares cuidadores.(AU)