Orientações de cuidado do enfermeiro para a mulher em tratamento para câncer de mama

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (3), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar as principais queixas de saúde que os enfermeiros recebem ao cuidar de mulheres em tratamento quimioterápico para câncer de mama e quais as principais orientações de cuidado são realizadas.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, com dez enfermeiros que trabalham em uma unidade de internação de um hospital privado e em ambulatório referência para tratamento quimioterápico, por meio de entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas em sala privativa, audiogravadas e, posteriormente, transcritas na íntegra, analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Análise Temática.

Resultados:

foram encontradas 32 unidades de significado, as quais posteriormente foram agrupadas, formando duas categorias: Resposta corporal diante da quimioterapia e O cuidado do enfermeiro frente às queixas.

Conclusão:

as intervenções que os enfermeiros expuseram ao estudo foram pontuais, respaldadas cientificamente e relevantes frente às queixas relatas pelas mulheres, salientando o protagonismo desse profissional no cuidado, e na supervisão do mesmo.(AU)