Educação em saúde, tecnologia somados para facilitar a compreensão da síndrome do desconforto respiratório (SDR) em recém-nascido (RN)

Nursing (Ed. bras., Impr.); 21 (246), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

Criar um mecanismo que possa ser ofertado aos genitores que postule a educação em saúde para a SDR em RN.

Método:

A metodologia utilizada foi à teoria da problematização (Arco de Maguerez). A formulação do problema é o que tem constituído o maior desafio de toda a metodologia, segue as cinco fases que compõem o método: Observação da realidade; Ponto chave; Teorização; Hipótese de solução e Aplicação à realidade.

Resultados:

O resultado foi a construção de um vídeo de animação, onde se explica de forma lúdica sinais e sintomas da SDRRN. Pontuando os resultados do estudo, converge com as conformidade com o Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) que promulga o código de ética e legislação da categoria de Enfermagem, destacamos a resolução COFEN 358/2009 que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e a implementação do processo de enfermagem em ambiente público ou privado, onde ocorre o cuidado profissional de Enfermagem e das outras providencias, denominado como consulta de enfermagem e das disposições gerais da Lei nº 8.080.

Discussão:

Eventos que respalda os resultados. Com todas as etapas do método aplicado, elaborou uma ferramenta em forma de vídeo, para explicar o que é, e como o RN adquire a SDR, elaborando um roteiro simples e direto, que ajuda na divulgação de informação/educação sobre a SDRRN.

Conclusão:

A educação para a saúde através da mídia – produto deste estudo ajudará como ferramenta a ser usada entre as gestantes para compreensão sobre o problema para ser parceiros na prevenção de seu filho, objetivando atingir maior gama populacional sem abandonar a qualidade na informação prestada.