Impacto da vitamina D na prevenção do câncer pulmonar e brônquico

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (4), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar evidências de ação preventiva da vitamina D sobre a taxa de mortalidade de câncer de pulmão e de brônquios da população brasileira.

Método:

estudo quantitativo, epidemiológico, descritivo, desenvolvido a partir da coleta de dados das fontes INCA e IBGE. Os dados do INCA revelavam taxas de mortalidade para os dois cânceres, enquanto que o IBGE disponibilizava latitudes específicas de todas as capitais do país. Após a coleta, os dados foram digitados no programa Microsoft Excel, posteriormente, transferidos para o programa de construção de mapas Target Map e analisados por meio de estatística descritiva.

Resultados:

observou-se que as cinco unidades federativas mais distantes da linha do Equador representam as maiores taxas de mortalidade do Brasil comum em ambos os sexos.

Conclusão:

os resultados evidenciam uma ação preventiva da vitamina D nas regiões mais ensolaradas do país e que esta substância pode ser um recurso transformador de saúde pública. Contudo, há grande necessidade de estudos multicêntricos para maior respaldo científico.(AU)