Comportamentos de risco para doenças crônicas em trabalhadores

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (4), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar as condições e comportamentos de risco para as doenças crônicas em servidores de uma instituição de ensino superior.

Método:

estudo quantitativo, transversal, com 134 servidores de uma instituição de ensino superior. Utilizou-se um formulário autoaplicável. Os dados foram tabulados em planilha do Microsoft Excel® 2010 para posterior processamento e análise no programa SPSS por meio de estatística descritiva. Os resultados foram apresentados em tabelas.

Resultados:

dos participantes 62,7% eram do sexo feminino, 32,1% possuíam doutorado, 81,3% não possuíam casa própria e 44% têm renda superior a 10 salários mínimos. Quanto aos comportamentos de risco observou-se que 18,7 não praticam atividade física, 63,4% trocam o jantar por lanche e 15,7% sentem-se ansiosos.

Conclusão:

que os servidores apresentaram condições e comportamentos de risco para as doenças crônicas sinalizando que ações de promoção à saúde e prevenção de doenças necessitam ser implantadas de forma permanente na instituição de ensino estudada.(AU)