Sentimentos vivenciados por primigestas

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (4), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

desvelar os principais problemas relacionados aos sentimentos vivenciados e enfrentados pelas primigestas.

Método:

estudo quantitativo, exploratório-descritivo. A amostra foi composta por 17 primigestas. O instrumento de coleta de dados foi um questionário previamente estruturado. Os dados foram submetidos à análise estatística simples e disponibilizados através de tabelas com auxílio do programa Excel Office 2013.

Resultados:

identificou-se que o maior número das primigestas entrevistas está gerando o filho com idade inferior aos 30 anos, sendo a maioria mãe solteira, e que apesar da gravidez por muitas vezes nao ter sido planejada referenciam sentir amor pelo filho, apresentando também um índice significativo de ansiedade pelo estado que se encontram e por falta de informação ou orientação de enfermagem.

Conclusão:

diversos sentimentos são relatados em relação à primeira gestação, a ansiedade é um dos sentimentos mais visíveis. Tal fator pode tornar algumas condutas dificultadas, sendo possível perceber que o profissional de enfermagem fornece orientações adequadas e que a participação do enfermeiro no tocante ao planejamento familiar e acompanhameto de primigestas é relevante. Ressalta-se a importância da continuade de estudos voltados a esta temática.(AU)