Sobrecarga do cuidador familiar de paciente oncológico e a enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (4), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar as repercussões do cuidar de um paciente oncológico em Cuidados Paliativos e a importância da atuação da enfermagem no suporte aos cuidadores familiares.

Método:

revisão integrativa nas bases de dados LILACS, Medline e PsycInfo; em artigos nos idiomas inglês, espanhol e português, no período de 2012 a 2017, selecionando-se 14 artigos por meio da leitura exploratória e crítica dos títulos, resumos e resultados alcançados nos estudos.

Resultados:

foram identificadas as repercussões do cuidar: baixa qualidade de vida, aumento do tempo desprendido para as tarefas domésticas e burocráticas, diminuição forçada da jornada de trabalho, problemas financeiros, falta de conhecimento técnico, aumento da ansiedade e depressão, preocupação com a queda do estado geral do paciente e anseio por saber sobre o futuro do paciente.

Conclusão:

os profissionais de enfermagem têm participação fundamental no encorajamento dos cuidadores familiares e na identificação e minoração dos fatores estressores. Os resultados deste estudo podem contribuir com o conhecimento da sobrecarga dos cuidadores familiares, permitindo que seja direcionado um olhar sobre a potencialização das capacidades e atribuições dos mesmos.(AU)