Riscos ocupacionais, condições de trabalho e a saúde dos soldadores

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (4), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar os riscos ocupacionais, as condições de trabalho e os possíveis efeitos à saúde dos soldadores.

Método:

revisão integrativa, com recorte temporal entre os anos de 2013 e 2017, realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS, Portal CAPES e na biblioteca virtual da SciELO, com 20 artigos selecionados. A análise se deu de acordo com as técnicas de Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Categorial.

Resultados:

estabeleceram-se oito categorias para a discussão: risco de câncer de pulmão; efeitos dos metais; interferência do tabagismo ocupacional; estudos com aprendizes; participação da Enfermagem; legislação; percepção dos riscos; campanhas motivacionais e a falta de incentivos e gastos com doenças.

Conclusão:

apesar do quantitativo pouco expressivo sobre a temática, contudo consistente e relevante, evidenciaram-se a integração e o intercâmbio multidisciplinar, ratificando-se o desconhecimento dos perigos e riscos. Devido à falta de condições no trabalho e saúde, necessita-se de incentivo técnico-financeiro, para ampliar as pesquisas, com a inclusão da Enfermagem do Trabalho na educação e na saúde dos soldadores e aprendizes.(AU)