Perspectivas para a enfermagem face aos avanços tecnológicos no controle do diabetes

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (4), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

abordar as principais inovações disponíveis para o controle e tratamento do diabetes como perspectivas de trabalho e atuação do enfermeiro nesse cenário.

Método:

estudo descritivo com base em uma revisão de literatura.

Resultados:

o mercado oferece diferentes recursos para o tratamento da doença perpassando por insulinas de ação mais acurada, com formas de administração mais fáceis, menos dolorosas e mais seguras, como as canetas injetoras. Já se dispõe da possibilidade de monitoramento das taxas de glicemia sem a necessidade de picadas frequentes de dedo e, ainda, da infusão contínua de insulina também sem a necessidade de injeções múltiplas no subcutâneo visando a uma melhor adesão ao tratamento e controle glicêmico. Essas inovações se mostram, assim, favorecedoras da prevenção de complicações, não só aquelas de longo prazo, tão temidas com o avançar do tempo da doença, mas, também, aquelas agudas, como a hipoglicemia, que pode levar à morte.

Conclusão:

a Enfermagem precisa estar atualizada quanto às diferentes possibilidades disponíveis no mercado para o controle do diabetes sabendo informar, orientar e operar, quando preciso, tais recursos que grandes contribuições podem agregar à qualidade de vida dos pacientes.(AU)