Experiência com círculo de cultura na Casa Acolhedora do Arco

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (4), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

relatar as vivências e atividades desenvolvidas na “Casa Acolhedora do Arco” durante a edição 2015 do Projeto Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS).

Método:

estudo descritivo, tipo relato de experiência das vivências de estudantes “versusianos” das categorias de Enfermagem, Psicologia e Educação Física do grupo IV de trabalho. Para o registro de informações e coleta de dados, utilizou o diário de campo e relatórios. O desenvolvimento das atividades foi fundamento no método do Círculo de Cultura de Paulo Freire seguindo de quatro encontros.

Resultados:

o primeiro encontro - apresentação dos participantes e mapeamento das palavras geradoras; o segundo encontro - aprofundamento das palavras geradoras; o terceiro encontro - reflexão/problematização sobre o papel social de ser mulher e mãe e o quarto encontro - expressão corporal, celebração sobre o sentido do apoio grupal e superação.

Conclusão:

o projeto VER-SUS Extensão propiciou, aos viventes, contribuir, de modo direto, no serviço de saúde de Sobral por meio da “Casa Acolhedora do Arco” Sobral onde se proporcionou o estímulo à produção de conhecimentos e sua aplicação de acordo com a realidade concreta observada no território.(AU)