Perspectiva de profissionais de enfermagem sobre a morte na emergência

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (5), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

conhecer a perspectiva dos profissionais de Enfermagem, que atuam na sala de emergência, sobre o processo de morte e morrer.

Método:

estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com 17 profissionais de Enfermagem que atuavam na sala de emergência de um hospital universitário. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, audiogravadas que, após transcritas, foram submetidas à Análise de Conteúdo na modalidade Temática.

Resultados:

emergiram as categorias - Sentimentos e percepções frente ao processo de morte e morrer e Alterações na percepção da morte em diferentes fases da vida. Ambas mostram sentimentos, experiências iniciais com a morte enquanto profissional e a falta de preparo acerca do tema durante a formação.

Conclusão:

os profissionais entendem que a morte faz parte do processo de viver, mas sentem tristeza, frustração e impotência, especialmente, quando o paciente permanece por mais tempo na emergência. Acredita-se que este estudo possa contribuir para que os profissionais se sintam motivados para refletir e discutir sobre cuidados mais humanos e solidários no serviço hospitalar de urgência.(AU)