Aleitamento materno: a visão de puérperas soropositivas para hiv e htlv quanto a não amamentação

Nursing (Ed. bras., Impr.); 22 (248), 2019
Publication year: 2019

Introdução:

O aleitamento materno é o mais simples método de vínculo, proteção e nutrição para a criança. Entretanto, o aleitamento pode ser contraindicado nos casos em que a puérpera possuir soropositividade para o HIV e HTLV.

Objetivo:

Conhecer a visão da puérpera soropositiva para HIV e HTLV quanto a não amamentação.

Método:

Descritivo com abordagem qualitativa, pois propicia conhecer a natureza e processo que constitui o objeto de estudo, descrevendo-os e interpretando-os. Enquanto que a abordagem qualitativa possibilitará compreender a realidade estudada. Realizado em um hospital materno-infantil referência em gestação de alto risco. Participaram oito puérperas soropositivas para HIV/HTLV no período de março-abril de 2017.

Resultado:

Três categorias: entendimento relacionado ao não aleitamento materno; sentimento da puérpera quanto a não amamentação e conhecimento sobre o funcionamento e importância do banco de leite humano.

Considerações finais:

Pode-se compreender a visão da puérpera sobre o aleitamento materno, falta de conhecimento das participantes advindas do interior e falta de informações quanto ao HTLV, salientando a importância da interação entre a enfermagem e a puérpera a fim de melhor orientá-la.(AU)