Perfil das notificações sobre violência sexual

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (5), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

traçar o perfil dos casos de violência sexual.

Método:

estudo quantitativo, transversal, realizado a partir de consulta às fichas de notificação dos casos atendidos em um hospital de referência, no período de 2014 a 2016, arquivadas no setor de vigilância epidemiológica. Coletaram-se dados de identificação da vítima, do agressor e características da violência. Realizou-se a análise descritiva e inferencial e apresentaram-se os resultados em tabelas.

Resultados:

foram notificados 241 casos, com maior frequência em adultos (34,9%), seguidos por adolescentes (32,8) e crianças (30,3%), do sexo feminino (87,1%) e cor branca (60,2%). Grande parte dos casos ocorreu no domicílio (41,9%). Entre adultos/idosos, prevaleceram agressores desconhecidos (65,2%) e, entre crianças/adolescentes, amigos/conhecidos (42,1%). Os procedimentos mais frequentes foram a coleta de material para exames (64,7%), a profilaxia de DST (60,2%) e o encaminhamento para o Conselho Tutelar e a Delegacia da Mulher.

Conclusão:

a violência sexual foi mais frequente em pessoas do sexo feminino e atingiu todas as idades. Seus resultados mostram a necessidade de maior comprometimento no preenchimento das fichas de notificação. O estudo contribui para o avanço do conhecimento sobre este tipo de violência ao descrever as principais características de sua ocorrência.(AU)