Detecção precoce e abordagem do câncer infantil na atenção primária

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (5), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar as produções científicas que abordam a participação do enfermeiro, que atua na Atenção Primária, na detecção precoce e no manejo dos casos de câncer na infância.

Método:

estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa, com busca na Biblioteca Virtual em Saúde, no recorte temporal em abril de 2017. Os dados foram analisados com a modalidade Temática da proposta da Análise de Conteúdo.

Resultados:

são fatores limitantes à abordagem do câncer a falha na comunicação entre os profissionais generalistas e especialistas; a fragmentação do cuidado; a falta de preparo e treinamento de profissionais generalistas e a ausência de procura por diretrizes, resumos de tratamento e planos de cuidados por parte dos profissionais.

Conclusão:

o enfermeiro tem participação importante nos diagnósticos das oncologias pediátricas, por meio da detecção de alterações fisiológicas, estabelecendo relação de ajuda com paciente e família, por meio da comunicação efetiva, medidas para alívio do sofrimento e apoio aos familiares. Tais práticas, porém, não têm sido foco de estudos científicos tornando-se necessário maior produção de conhecimento na área que permitirá uma prática mais embasada, concreta e segura.(AU)