Educação permanente em saúde: uma prática possível

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (5), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

relatar a vivência do ciclo de encontros realizado com trabalhadores que atuam no Pronto-Socorro.

Método:

estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a primeira etapa prática da reestruturação da Política de Educação Permanente da instituição com os objetivos principais de promover experimentações de Educação Permanente e construir, coletivamente, estratégias que maximizem os processos de ensinoaprendizagem.

Resultados:

a trajetória percorrida com os trabalhadores foi composta por sete encontros que abordaram desde a reflexão sobre os saberes e fazeres no cotidiano à construção coletiva de estratégias que poderão ser implementadas na prática profissional.

Conclusão:

os encontros constituíram espaços participativos e de experimentação evidenciando que a realidade diária tem uma enorme potencialidade de gerar mudanças e melhorias nos processos de aprendizagem e relações de trabalho. Almeja-se tornar visíveis os acontecimentos da práxis reconhecendo a potencialidade do cotidiano como um espaço rico de possibilidades para se produzir aprendizado e transformações importantes para a qualidade dos serviços.(AU)