Eventos adversos ocasionados pela assistencia de enfermagem: noticiados pela mídia

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (6), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

caracterizar as informações de documentos audiovisuais disponíveis no YouTube sobre os eventos adversos ocasiosados pela assistência de enfermagem no Brazil e noticiados pela mídia tevevisiva.

Método:

estudo quantitativo, descritivo e documental cuja amostra foi composta por 15 documentos audiovisuais. Os dados foram tratados estatisticamente por frequência simples e acumulada.

Resultados:

as instituições onde mais ocorreram os eventos adversos foram as públicas, envolvendo os profissionais de enfermagem do nível médio e do gênero feminino. Quanto à intensidade do dano, a maioria esteve entre grave e óbito, tendo como os usuários mais vulneráveis menores de idade e idosos, desencadeados por erro na administração de medicação.

Conclusão:

os eventos adversos tiveram repercussão midiática superficial. Em contrapartida, despertou o grande interesse dos usuários do YouTube. Os fatores proprícios para o desenvolvimento desses eventos foram a sobrecarga de trabalho, a defasagem salarial do profissional de enfermagem e ambiente físico inapropriado para o exercício da profissão.(AU)