O que significa trabalhar em hospital acreditado? Percepções da equipe de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (6), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

conhecer a percepção acerca do processo de Acreditação no cotidiano da equipe de Enfermagem de um hospital universitário nas dimensões avaliativas de estrutura, processo e resultado.

Método:

estudo quantitativo, exploratório e descritivo, com 563 profissionais. Para a coleta de dados, utilizou-se a Escala de Likert e o tratamento dos dados foi realizado por meio de estatística descritiva e o teste Alpha de Cronbach.

Resultados:

na análise dos resultados, observou-se que a equipe de Enfermagem demonstrou percepção com maior grau de favorabilidade para a dimensão de processo, com escore médio 0,7463 (dp±0,1466); seguida pelas dimensões resultado, com 0,7256 (dp±0,1804), e estrutura, com 0,6800 (dp±0,1714), evidenciando que os benefícios derivados da Acreditação Hospitalar são reconhecidos pelos membros da equipe de Enfermagem.

Conclusão:

os escores menos favoráveis residiram na dimensão estrutura, requerendo maior atenção dos gestores, tendo em vista que uma estrutura mais adequada aumenta a probabilidade de uma assistência de melhor qualidade. O estudo permitiu compreender o contexto da Acreditação Hospitalar no ambiente da prática sugerindo possíveis intervenções para a melhoria desse processo.(AU)