Diagnóstico comunitário na Estratégia Saúde da Família: potencialidades e desafios

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (6), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

conhecer as potencialidades e os desafios do diagnóstico comunitário (DC) na percepção dos profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF).

Método:

estudo qualitativo, com utilização da pesquisa convergente assistencial, em que foram realizados cinco encontros com dez profissionais da ESF que atuam no oeste catarinense, desenvolvidos a partir de rodas de conversa, que foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas através da análise de conteúdo.

Resultados:

como potencialidades do DC: promover a saúde e desenvolver trabalho em equipe, atualização das informações e novas possibilidades de atuação na comunidade.

Como desafios do DC:

falta o trabalho em equipe e o diálogo entre os profissionais, atualizar os mapas, apoio dos gestores e qualificação profissional.

Conclusão:

através do DC é possível qualificar as ações em saúde desenvolvidas na atenção básica como fruto da interação dos diferentes atores deste processo. As possibilidades de atuação do DC são inúmeras diante das dificuldades encontradas, as quais também servem para refletir, qualificar e planejar a assistência conforme a realidade dos profissionais que atuam na ESF e também de acordo com a necessidade do território.(AU)