Intervenção percutânea por via radial e tempo de permanência hospitalar

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (6), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar os fatores de risco relacionados ao procedimento percutâneo por via radial e o tempo de permanência hospitalar.

Método:

estudo quantitativo, longitudinal, prospectivo, descritivo e unicêntrico. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, com 100 pacientes, em três fases (pré-procedimento, transprocedimento e pós-procedimento), em 24h e após sete dias. Para as variáveis quantitativas, foram utilizados os testes Mann-Whitnney ou t de Student; para as qualitativas, o teste exato de Fisher. Para a associação entre duas variáveis quantitativas, foi utilizado o coeficiente de correlação de Pearson com nível de significância ≤5%.

Resultados:

100 pacientes realizaram o procedimento com média de internação de 6,6 dias. Após a associação entre o tempo de permanência e as variáveis clínicas, o p não mostrou valor significante.

Conclusão:

os resultados aproximam-se mais da realidade dos hospitais do Sistema Único de Saúde; não houve linearidade no tempo de permanência hospitalar quando associado a diferentes fatores relacionados à intervenção percutânea.(AU)