Iniquidades sociais e intersetorialidade: desafio à Atenção Primária à Saúde

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (6), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

investigar ações intersetoriais voltadas ao enfrentamento das iniquidades sociais, em nível de Atenção Primária à Saúde, desenvolvidas com vistas à redução das desigualdades em saúde no Brasil.

Método:

revisão sistemática com busca nas Bases de dados LILACS e MEDLINE. Utilizaram-se, como critérios de elegibilidade, pesquisas desenvolvidas no Brasil, de 2005 a 2015, em português, inglês ou espanhol, com, pelo menos, um descritor em título ou resumo. Para a análise dos dados, utilizaram-se os referenciais teóricos, as variáveis ação intersetorial governamental e ação intersetorial com participação social e o Guia de Diretrizes PRISMA.

Resultados:

40% dos estudos trataram sobre ações intersetoriais de nível governamental envolvendo iniciativas do governo federal; 20%, de ações intersetoriais locais envolvendo a sociedade civil; 40%, dos dois tipos; 40%, baseados no referencial da Organização Mundial da Saúde; 20%, no referencial do Capital Social; 20%, nos referenciais da Organização Mundial da Saúde e Curso da Vida e 20%, nos referenciais da Organização Mundial da Saúde e do Capital Social.

Conclusão:

políticas intersetoriais, em conjunto com a sociedade, aumentam as possibilidades de concretização de equidade social no Brasil.(AU)