A importância dos registros de enfermagem no faturamento hospitalar

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (6), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar a produção científica nacional sobre os registros de Enfermagem e sua relação direta com o faturamento hospitalar.

Método:

revisão integrativa, realizada em 20 artigos disponíveis on-line, no período de 2006 a 2016, nas bases de dados Medline, LILACS, BDEnf e na biblioteca SCIELO, analisados por meio de estatística descritiva simples, para a análise bibliométrica das produções encontradas, e da Análise de Conteúdo, para o aprofundamento da relação dos registros de Enfermagem com o faturamento hospitalar.

Resultados:

desta análise, emergiram as categorias temáticas “Ambiente Hospitalar e os Registros de Enfermagem”; “Auditoria de Enfermagem e o Faturamento Hospitalar” e “O profissional enfermeiro frente ao setor de auditoria”.

Conclusão:

os registros de Enfermagem expressam a qualidade da assistência dispensada ao paciente, repercutem no faturamento da conta hospitalar, balizam a gestão no acompanhamento de indicadores de qualidade e viabilizam a manutenção financeira do serviço de saúde. Ressalta-se a importância da educação permanente acerca dos registros de Enfermagem e sua interface com a saúde financeira da organização de saúde.(AU)