Pacientes em hemodiálise: importância do autocuidado com a fístula arteriovenosa
Rev. enferm. UFPE on line; 12 (7), 2018
Publication year: 2018
Objetivo:
averiguar o conhecimento dos pacientes com doença renal crônica acerca do autocuidado com a fístula arteriovenosa (FAV).Método:
estudo quantitativo, transversal, descritivo-exploratório, que envolveu 32 pacientes. Coletaram-se os dados mediante a realização de uma entrevista, utilizando-se um roteiro semiestruturado. Analisaram-se os dados segundo o programa SPSS versão 22.0 e R3.33.Resultados:
59,4% sexo masculino; 13 (40,6%) com idade entre 41-60 anos; 46,9% casados; 46,9% ensino fundamental incompleto; 46,9% com renda de até um salário mínimo; 30 (93,8%) desempregado; etiologia da DRC: hipertensão e diabetes mellitus; 17 (53,1%) submeteram-se à realização de duas ou mais FAV; 16 (50%) FAV confeccionada em região radiocefálica. O score de acertos das questões relacionadas ao autocuidado variou de 15 (62,5 %) a 24 (100%).Conclusão:
os pacientes mostraram-se conhecedores das ações necessárias para a realização do autocuidado, apesar de haver lacunas do conhecimento acerca destes. Diante disso, é importante a equipe de enfermagem estimular a prática do autocuidado para garantir maior durabilidade da FAV e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos pacientes.(AU)
Diálisis Renal, Insuficiencia Renal Crónica, Conocimientos, Actitudes y Práctica en Salud, Autocuidado, Fístula Arteriovenosa, Derivación Arteriovenosa Quirúrgica, Grupo de Enfermería, Atención de Enfermería, Relaciones Profesional-Paciente, Educación en Salud, Unidades de Hemodiálisis en Hospital, Calidad de Vida, Estudios Transversales