Ventilação não invasiva em idosos após o acidente vascular cerebral

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (7), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

conhecer as publicações sobre o uso de ventilação mecânica não invasiva em idosos após o acidente vascular cerebral.

Método:

revisão integrativa nas bases de dados LILACS, MEDLINE, Portal CAPES e biblioteca SCIELO. Selecionaram-se artigos publicados em texto completo; nos idiomas português ou inglês; disponíveis na íntegra na internet e publicados no período de 2007-2016 obrigatoriamente constando os descritores “idoso” e “acidente vascular cerebral” e um dos descritores “ventilação mecânica não invasiva”, “respiração artificial” ou “respiração com pressão positiva”, sendo dez artigos selecionados. Foi realizada a leitura analítica utilizando roteiro estruturado. Os dados coletados foram organizados em tabela e submetidos à análise.

Resultados:

os artigos selecionados abordaram o acidente vascular cerebral e a apneia obstrutiva do sono. Em oito artigos, a modalidade ventilatória foi a pressão positiva contínua e houve maior quantitativo de publicações no ano de 2009.

Conclusão:

a ventilação não invasiva apresenta benefícios na otimização, manutenção e restabelecimento da função pulmonar do idoso após o acidente vascular cerebral. O número baixo de publicações e a ausência de protocolos reforçam a necessidade de construção de instrumento para esta temática.(AU)