Diagnósticos de enfermagem identificados em idosos assistidos na atenção básica no Brasil

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivos:

descrever os diagnósticos de enfermagem identificados na população idosa assistida na atenção básica no Brasil; identificar as taxonomias de enfermagem utilizadas na construção dos DE; classificar os DE de acordo com as Necessidades Humanas Básicas da teoria de Wanda de Aguiar Horta.

Método:

trata-se de uma revisão bibliográfica, realizada na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando-se como critérios para a busca: descritores de assunto, faixa etária acima de 65 anos, trabalhos realizados em seres humanos, publicados nos anos de 2003 a 2008 nos idiomas português, inglês, espanhol e francês. Realizaram-se sete buscas e selecionou-se 29 estudos para a leitura na íntegra.

Resultados:

foram identificados 42 diagnósticos de Enfermagem. Das taxonomias de Enfermagem, apenas a NANDA foi utilizada nos estudos. Dos 42 DE encontrados, 35 se referem às necessidades psicobiológicas, sete às psicossociais e nenhum às necessidades psicoespirituais.

Conclusão:

foram descritos DE identificados na população idosa assistida na atenção básica no Brasil. Porém, a maioria dos diagnósticos se refere às necessidades psicobiológicas, sendo necessária a realização de outros que descrevam as necessidades psicossociais e psicoespiriruais. A NANDA foi a taxonomia utilizada pelos enfermeiros.(AU)