A singularidade da assistência de enfermagem a gestante no momento do parto: refletindo sobre a integralidade do cuidado

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

refletir sobre as concepções apontadas pela literatura de como se aplica a assistência de enfermagem de forma integral e peculiar a cada parturiente.

Metodologia:

trata-se de uma pesquisa bibliográfica utilizando-se para a classificação dos artigos a relação entre o conteúdo, título, resumo, e se atendiam ao objeto do presente estudo, realizadas na base de indexados: LILACS, BDENF e SCIELO e em uma busca livre de textos completos atendendo aos critérios do Qualis Capes, no período de 2001 a 2009.

Resultados:

a integralidade do cuidado envolve dimensões como o compreender, o acolher, conhecer características, na troca de informações, valorizando o conhecimento, centrada no cotidiano da parturiente, e das políticas de saúde, visando adequar as práticas às necessidades da realidade visualizada.

Conclusão:

as obras apontam para as necessidades individuais de cada mulher, de forma a personalizar o atendimento de forma edificante, para alcançar-se a integralidade. Logo, todos os profissionais devem refletir e se conscientizar sobre a atenção à saúde de forma totalizadora, humanizada, contextualizada, integral.(AU)