Fatores e cuidados que interferem na adesão do paciente ao tratamento do pé diabético

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivos:

descrever fatores que podem interferir na adesão do paciente ao tratamento do pé diabético e citar estratégias de cuidados que os profissionais de enfermagem podem implementar para favorecer essa adesão.

Metodologia:

estudo de revisão de literatura realizado em base de dados da Bireme, com 18 estudos. Para a busca, foram utilizados os limites: descritor de assunto, trabalhos realizados na espécie humana, na faixa etária de adultos a idosos de 80 anos ou mais, publicados de 2003 a 2008, nos idiomas inglês, português e espanhol. Foram realizadas três estratégias de busca.

Resultados:

baixa escolaridade, idade avançada, falta de um companheiro e sentimentos pessimistas são fatores que interferem negativamente. Como fatores positivos destacaram-se: maior integração entre a equipe de saúde e o paciente, acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, estímulo ao autocuidado e programas educacionais voltados aos cuidados dos pés. Como estratégias de cuidado do enfermeiro encontram-se: consulta de enfermagem, papel do enfermeiro como mediador entre a reação emocional do paciente frente à doença e a capacidade de autogerenciar-se e um exame físico frequente dos pés.

Conclusão:

conhecer tais fatores torna-se relevante para influenciar os pacientes diretamente na adesão do tratamento e orientações realizadas.(AU)