Acreditação hospitalar: a certeza do cuidado com excelência

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

buscar a história da acreditação hospitalar no Brasil; definir o conceito da acreditação hospitalar; analisar dados referentes à acreditação hospitalar.

Metodologia:

trata-se de uma revisão bibliográfica. Os artigos foram selecionados por meio do título e resumo, verificando sua adequação ao tema proposto neste estudo. Realizou-se a leitura e a releitura dos artigos e livros encontrados, o que permitiu a reflexão acerca dos significados atribuídos à acreditação hospitalar.

Resultados:

Florence Nightingale implantou o primeiro modelo de melhoria contínua de qualidade em saúde. A primeira edição do Manual Brasileiro de Acreditação foi confeccionada em 1998 e vem se aprimorando, culminando com o lançamento da mais recente edição em 2006, numa amostra que possui sete volumes. Percebemos nesse enfoque do estudo que a história do primeiro Manual Brasileiro de Acreditação confunde-se com o surgimento da ONA; de modo que integra a common goal.

Conclusão:

acreditamos que qualificar é primordial na busca da excelência nos serviços que têm como essência o cuidar, conquistando a confiança e a boa reputação tão importante para a busca dos clientes que se tornam cada vez mais exigentes com a qualidade de suas vidas.(AU)