Diagnósticos e intervenções de enfermagem identificados em pacientes com lesão medular: revisão sistemática de literatura

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivos:

descrever diagnósticos de enfermagem identificados em pacientes com lesão medular, classificar os diagnósticos nas necessidades humanas básicas (NHB) da teoria de Wanda de Aguiar Horta e identificar intervenções de enfermagem que devem ser implementadas para minimizar e ou solucionar os diagnósticos identificados.

Metodologia:

trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada na Biblioteca Virtual em Saúde utilizando-se quatro estratégias de busca. Foram selecionados oito artigos. Para complementar a pesquisa foi utilizada uma dissertação de mestrado referente ao tema e a bibliografia de Horta.

Resultados:

foram identificados 16 diagnósticos de enfermagem, com predomínio de 87,5% nas necessidades psicobiológicas, seguidas das necessidades psicossociais (12,5%). Não foram identificados diagnósticos referentes às necessidades psicoespirituais. Foram listados pelos enfermeiros 26 intervenções de enfermagem focadas predominantemente nas necessidades psicobiológicas (92,31%).

Conclusão:

foi possível identificar e classificar diagnósticos e intervenções de enfermagem direcionadas nas NHB. Cabe ressaltar que os enfermeiros precisam ter um olhar centrado em todas as necessidades a fim de ser prestada uma assistência de forma integral e humanizada.(AU)