Cuidados de enfermagem ao recém nascido com cateter venoso de inserção periférica: revisão sistemática de literatura

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

identificar as vantagens e desvantagens da utilização do PICC no recém nascido, e analisar sobre a formação profissional do enfermeiro no que tange ao manuseio e manutenção do PICC.

Metodologia:

estudo exploratório, qualitativo, realizado nas bases de dados do BDENF e ADOLEC no período de 1989 a 2009, onde se selecionou oito referências.

Resultados:

emergiram duas categorias “principais vantagens e desvantagens na utilização do cateter de inserção periférica para o recém nascido”; e “a importância da formação do enfermeiro para o manuseio e manutenção do PICC”.

Conclusão:

assim conclui-se que O enfermeiro deve sempre estar atento as principais complicações relacionadas à utilização do cateter como flebite, extravasamento, migração de parte ou de todo o cateter para a corrente sanguínea, e isso só acontece quando o enfermeiro é qualificado de forma adequada. Sendo assim, faz-se necessário à implementação e manutenção do PICC na rotina hospitalar a qual deve conter todas as orientações necessárias a serem desenvolvidas, visando um cuidado humanizado do enfermeiro e permitindo a implementação de um tratamento de qualidade. (AU)