As diferentes práticas de cuidado na história da enfermagem em saúde pública brasileira

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

resgatar as diferentes práticas de cuidado desenvolvidas na história da Enfermagem de saúde pública no Brasil, a partir do século XX.

Metodologia:

a pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica, em fevereiro de 2010, nas bases de dados Scielo e Banco de Dados da Enfermagem. Além disso, pesquisou-se no acervo da Biblioteca da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Para a triagem dos estudos utilizou-se a análise dos títulos e resumos.

Resultados:

pode-se identificar que os cuidados de Enfermagem evoluíram de práticas fundamentadas na religiosidade e na caridade, de práticas repressoras do sanitarismo do século XX e de técnicas estritamente curativas e individualizantes da biomedicina para práticas humanizadas e integrais, propostas pelas novas teorias de Enfermagem, e coletivas, recomendadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Conclusão:

as práticas de cuidado individualizantes e curativas empregadas na história da Enfermagem ainda permeiam a atuação do enfermeiro. Embora atualmente existam práticas de cuidado focadas na coletividade, na integralidade da assistência e na promoção da saúde sabe-se que o sistema hospitalocêntrico permanece fortificado, proporcionando cuidados de saúde estratificados e imediatistas.(AU)