Cuidado de enfermagem na angioplastia coronária transluminal percutânea: revisão integrativa da literatura

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

identificar junto à literatura estudos sobre a atuação da equipe de enfermagem no cuidado ao paciente submetido à Angioplastia Coronária Transluminal Percutânea (ACTP).

Metodologia:

estudo descritivo, exploratório, realizado através da revisão integrativa da literatura nas bases de dados MEDLINE e LILACS, pela questão norteadora: como se dá o cuidado de enfermagem em Angioplastia Coronária Transluminal Percutânea? Foram utilizados como critérios de inclusão o idioma inglês e português e o período compreendido entre 1999 e 2009.

Resultados:

dos 20 artigos encontrados, quatro foram selecionados no MEDLINE e analisados com o auxílio de um instrumento de coleta de dados. Todos foram publicados nos últimos cinco anos, três em periódicos europeus e um em americano, 50% apresentaram um baixo nível de evidência. Os assuntos estudados foram a retirada do introdutor, a assistência e diferentes protocolos de enfermagem em ACTP, variantes do tempo de atividade da assistência de enfermagem de acordo com as diversas modalidades de acesso para realização da ACTP e a ação educativa do enfermeiro em ACTP.

Conclusão:

a enfermagem desempenha um papel importante na assistência ao paciente em ACTP e que existe a necessidade de aprofundamento e maior quantidade de estudos no assunto.(AU)